pendulo simples
1 - OBJETIVO 2
2 - INTRODUÇÃO 3
4- Relação de materiaL 4
5 - Procedimento experimental 5
6 - Resultados 7
7 - Conclusão 10
8 - Bibliografia 12
1- OBJETIVO:
Realizar o experimento de oscilação do pêndulo simples com pêndulo físico com usando o sistema do MHS (Movimento Harmônico Simples) utilizando-se da massa, comprimento do fio e ângulo para determinar a oscilação e vibração do móvel até a amplitude da trajetória.
2- INTRODUÇÃO:
O movimento harmônico simples oscilatório é quando a aceleração e a força resultante são proporcionais e se opõem ao deslocamento. Ou seja, se a aceleração aumenta a força também aumenta e vice-versa. Pois se definem como uma massa ¨M¨ que oscila em torno de um eixo fixo a uma posição de equilíbrio e a certa distancia do centro de massa,presa por fio a um comprimento ¨L¨ e uma angulação ᶱ.
Relaçao de materiais
Fio de polipropileno;
4 massas aferidas;
Suporte universal;
1 trena; Cronometro digital;
1 transferidor.
Procedimento experimental
Prática 1 – Dependência com a massa
O equipamento utilizado nesse experimento e um pendulo simples composto de pesos de massas diferentes de 20,12g; 20,17g; 20,07g; pendurados em um fio de comprimento 20 cm presos em uma haste de ferro.sendo utilizado um transferidor para marcação do ângulo de 15º (graus);utilizando um cronometro para marcação do tempo de 10 oscilações,repetindo para cada massa 3(três) sendo anotado os valores as oscilações do tempo posteriormente sendo retirado a media das massas e o período.
Massa (g)
Tempo para 10 oscilações
(1ª media)
Tempo para 10 oscilações
(2ª media)
Tempo para 10 oscilações
(3ª media)
Media
Período
20,12
8,31
8,15