Pendulo simples
O pêndulo simples é um sistema ideal, constituído por uma massa presa à extremidade de um fio inextensível e de peso desprezível, que tem a outra extremidade associada a um eixo, em torno do qual é capaz de oscilar. Na figura temos um pêndulo de massa m e comprimento “L”.
O pêndulo simples realiza movimento oscilatório e periódico. A amplitude do seu movimento é igual ao ângulo formado com a vertical quando o pêndulo está numa posição extrema.
0 pêndulo simples ideal realiza suas oscilações no vácuo com amplitude não superior a 15°.
Se levarmos o pêndulo até uma posição fora do equilíbrio, e o soltamos, ele irá oscilar por ação de uma força restauradora.
Pendulo simples
Na figura a seguir pode-se ver a componente força-peso que atua como força restauradora e é responsável pelo movimento do pendulo.
Fp =m×g×sinθ
Diagrama de forças para pendulo simples
Logo a Fp não é proporcional às elongações, não se tratando consequentemente, de um MHS. Entretanto quando A < 10° ele se comportara como um M. H. S. pois com A < 10° o valor de senθ ≅ θ (θ em radianos).
Dessa forma, também, o movimento da massa m será praticamente retilíneo, pois o arco de circunferência compreendido pela posição de equilíbrio e pela posição extrema será "L" × θ um valor muito pequeno, e que, portanto, se aproxima de um segmento de