Pendulo Simples
SETOR: CIENCIAS AGRARIAS E TECNOLOGIAS
DEPARTAMENTO: ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: FISICA EXPERIMENTAL
ASSUNTO: PÊNDULO SIMPLES
1. INTRODUÇÃO
Um pêndulo é um corpo suspenso por um fio, que oscila sobre uma linha vertical, afastando da posição de equilíbrio e passando pelo ponto de suspensão, por ação da gravidade. O pêndulo simples oscila com amplitude menor que o comprimento do fio.
2. MATERIAL UTILIZADO
Fio leve e inextensível;
Corpo rígido.
3. OBJETIVOS
Verificar o movimento pendular;
Determinar o valor da aceleração da gravidade.
4. ARGUMENTO TEÓRICO
Foi o astrónomo, matemático e físico italiano Galileu Galilei o primeiro a observar que o período de oscilação de umpêndulo só depende do comprimento do referido pêndulo e é independente da sua massa. Utilizou a oscilação do pêndulopara medir o tempo.Reza a história que o seu interesse por pêndulos surgiu quando assistia a uma missa na Catedral de Pisa. Galileu observou a forma como os candelabros pendurados na Catedral oscilavam e ficou surpreendido pelo facto de candelabros com uma amplitude de oscilação maior parecerem levar o mesmo tempo a percorrer a uma determinada distância que candelabros com menor amplitude.
Galileu investigou as características de pêndulos e chegou à conclusão não só que eram isócronos, característica que, repete-se, só é válida em regime de pequenas oscilações, como também voltavam praticamente à altura a que tinham sido largados, o que hoje se admite como manifestação da conservação de energia, um conceito ainda não introduzido na época. Além disso, observou que pêndulos mais leves cessavam a sua oscilação mais rapidamente que os que possuíam pesos maiores e que o quadrado do período de oscilação é proporcional ao comprimento do pêndulo.
Os relógios que estavam ao dispor no tempo de Galileu eram francamente pouco precisos. Galileu efetuava todas as medições do período dos pêndulos usando como cronometro a sua