Pendulo simples
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
ALEXANDRE MACHADO DA SILVA NETO
NAIRA SCHMIDT RABELLO
PÂMELA SEIXAS PERUZZO
TOMAZ BARRETO DA SILVA
PÊNDULO SIMPLES
CRICIÚMA, 2009.
ALEXANDRE MACHADO DA SILVA NETO
NAIRA SCHMIDT RABELLO
PÂMELA SEIXAS PERUZZO
TOMAZ BARRETO DA SILVA
PÊNDULO SIMPLES
CRICIÚMA, 2009.
1 INTRODUÇÃO
O pêndulo simples consiste em um aparelho de medida que descreve um movimento harmônico simples. Pode ser composto, por exemplo, por uma haste metálica, um fio inextensível e de massa desprezível preso por uma das extremidades na haste (ponto fixo) e a outra presa a um corpo de massa m. Este corpo pode oscilar para ambos os lados em relação ao ponto de equilíbro (ponto de repouso) do pêndulo. Medindo-se o comprimento L do fio e o período T de oscilação do sistema, podemos determinar o valor de g no local onde se encontra o pêndulo. (HALLIDAY; RESNICK; WALKER, 2009). Neste experimento foi utilizado um pêndulo simples com o intuito de determinar a aceleração da gravidade no campus da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC e comparar esse valor encontrado com o tabelado, para a verificação de possíveis diferenças.
2 OBJETIVOS
O experimento tem como objetivo: • Determinar a constante gravitacional g em função do período T e comprimento L de um pêndulo simples, no campus da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC. • Determinar a relação de período com o comprimento (L), g (aceleração) gravitacional e com a massa do corpo.
3 REFERENCIAL TEÓRICO
3.1. PÊNDULO SIMPLES
O pêndulo simples é composto por uma partícula de massa m (chamada de peso do pêndulo) suspensa por uma das extremidades de um fio inextensível, de massa desprezível e comprimento L, cuja outra extremidade está fixa. O peso tem liberdade para oscilar para a esquerda e para a direita de uma reta vertical que passa pelo ponto fixo do fio.
[pic]
Pêndulo Simples
As forças que agem sobre o