pena de morte
Em minha opinião é a violação do direito a vida, assegurada pela Declaração dos direitos humanos.
Todo o indivíduo tem direito a vida, liberdade e integridade física.
O Direito á vida é direito de todos os indivíduos independentemente do seu estatuto, etnia, religião ou origem. Não podem ser retirados, quaisquer que sejam os crimes que eventualmente determinada pessoa tenha cometido.
O sistema é falho quantos inocentes são mortos injustamente, todo o sistema de justiça é vulnerável a um erro.
Sócrates diz, por exemplo, a respeito de seus acusadores que ‘’tudo em que este homem crê e outros crêem ser grandes males, não o creio eu, penso que seja um mal bem mais grave aquele que é cometido por esses que tentam condenar á morte um homem inocente. ``
Dados da pena de morte nos EUA
A pena de morte nos EUA é permitida em 36 de 50 Estados, e pelo governo federal. Cada Estado tem diferentes leis e padrões quantos aos métodos usados. Atualmente, a injeção letal é o método mais utilizado em todos os 36 Estados que permitem a pena de morte. A primeira dose é de um anestésico administrado em dose suficiente para provocar a morte. O preso perde o sentido em questão de segundos. A segunda substância injetada nas veias do preso provoca um colapso pulmonar. A terceira causa uma parada cardíaca, não há escapatória possível.
Entre 1973 e 2002, 7.254 sentenças de morte foram realizadas, levando a 820 execuções e 3.557 esperando para serem executados. Aplicação de pena de morte nos EUA, não diminuiu a criminalidade. Há estudos realizados, por exemplo, nos EUA, em 2004 nos EUA da América, a taxa média de homicídio nos Estados que aplicavam a pena de morte era de 5.71 por 100.000 habitantes, contra 4.02 por 100.000 habitantes nos Estados que não aplicavam a pena de morte.
Texas é o Estado dos EUA, que responde por 37% das penas de morte nos EUA.