Pena de morte
Pena de morte é uma sentença aplicado pelo poder judiciário que consiste na execução de individuo condenado pelo estado. Os criminosos condenados pela pena de morte são geral mente culpados de assassino premeditado. Mas a pena é também utilizado hoje como para reprimir as espionagem estupro, adultério e corrupção.
A pena de morte encontra-se abolida para todos os crimes em quase todos os países da Europa e da Oceânia, na América do norte , no canada no México e em algumas zonas dos estados unidos da América.
A pena de morte é actualmente é uma forma de punição muito controversa. Os que lhes são favoráveis dizem que é eficaz na prevenção de futuros crimes e adequada como punição para assassinatos, eliminado a ameaça que representa para a sociedade e de quem não respeita a vida alheia. Os opositores dizem que não é aplicada de forma eficaz e que como consequência, são anualmente executados vários inocentes. Ainda afirmam também que é uma violação dos direitos humanos.
Em 18 de Dezembro de 2007 , a assembleia geral das organizações das nações unidas , aprovou por 104 votos a favor e 54 contra e 29 abstenções , uma moratória da pena de morte. A proposta da moratória foi formulada pela Itália e endossada inicialmente pela união europeia. O documento adverte claramente os países que aboliram a pena de morte e não de reintroduzirem. Este facto mereceu manchetes no mundo inteiro mas foi pouco notificado pela midia.
Os crimes que levam a pena de morte : Assassinatos, espionagem , traição ou no âmbito do direito militar, em alguns países crimes sexuais como estupro adultério e incesto , assim como renuncia formal a religião ao estado. Na china o trafico das pessoas e casos de corrupção graves são punidos pela pena da morte. Em exércitos de alguns países os tribunais marcais tem imposto sentença de morte para crimes como covardia , deserção , insubordinação.
A pena da morte distinguia-se da eliminação de indivíduos julgados indesejáveis como