Peixes e Anfibios com introduçao e conclusao
São chamados de peixes: os ágnatos (peixes sem mandíbulas), os peixes cartilaginosos e os peixes ósseos.
Agnatos
Os agnatos constituem um grupo informal que reúne craniados primitivos sem mandíbula, de corpo cilíndrico alongado e esqueleto cartilaginoso. Seus principais representantes são os peixes-bruxa, ou peixes-feiticeira, e as lampreias apresentam nadadeiras pares, como ocorre nos peixes com mandíbula; Peixes-bruxa Os peixes-bruxa são animais marinhos de corpo alongado e coloração rosa-acinzentada, que podem atingir até 1 metro de comprimento. Secretam uma espessa camada de muco protetor sobre a pele e vivem enrolados e semienterrados na lama do fundo dos mares. Graças à sua flexibilidade e ao muco extremamente escorregadio que recobre seu corpo, os peixes-bruxa são capazes de dar rápidos “nós” em si mesmos, o que lhes permite escapar dos inimigos.
Peixes-bruxa tem crânio cartilaginoso, mas são desprovidos de vértebras e sustentação do corpo está a cargo da notocorda, que perdura na fase adulta.
Lampreias
As lampreias são animais de corpo alongado, que podem atingir mais de 1 metro de comprimento. Elas tem a boca circular sem mandíbula e pele lisa de cor acinzentada, com manchas e reflexos metálicos. A maioria das espécies vive no mar, mas entra em estuários e sobe rios para se reproduzir. As larvas das lampreias são muito diferentes dos adultos e são conhecidas por amocetes. Elas lembram anfioxos por não possuírem olhos nem dentes e por viverem semienterradas no lodo do fundo de lagos e rios, alimentando-se de partículas que filtram a agua. O estágio larval dura cerca de 4 a 5 anos, após o qual ocorre a metamorfose, com surgimento dos olhos e da boca em forma de ventosa, com a língua dotada de dentículos.
Peixes cartilaginosos Os peixes cartilaginosos, ou condrictes caracterizam-se por