peixe voador
Identificação do ser vivo
Nome comum
Peixe voador
Nome científico
Exocoetus volitans
Cor, tamanho e revestimento
Esta espécie chega a medir até 25 centímetros de comprimento, com corpo alongado, dorso azul-acinzentado, flancos prateados e ventre claro, barbatanas pélvicas muito curtas, peitorais extremamente desenvolvidos e caudal forcada com lobo inferior maior.
Onde existe e vive
O peixe voador habita em águas salgadas, é encontrado em todos os oceanos de água morna e vivem em grupos unidos.
Como se alimenta
Alimentam-se de plâncton.
Como se reproduz
Tem uma reprodução interna.
Classificação
Reino:
Animalia
Filo:
Chordata
Superclasse:
Peixes
Classe:
Osteichthyes
Ordem:
Beloniformes
Família:
Exocoetidae
Género:
Exocoetus
Espécie:
Volitans
Curiosidades
Estes curiosos animais contêm cerca de 40 espécies de peixes carnívoros e herbívoros da família Exocoetidae, encontrados apenas em mares de águas mornas.
As desenvolvidas barbatanas peitorais permitem-lhes dar pequenos voos rentes à superfície da água, para fugir de seus predadores.
Com um só salto, o peixe voador é capaz de percorrer uma distância de 50 metros em 3 segundos. Dentro de água atinge uma velocidade de 56km/h.
Este peixe é oficial de Barbados.
Curiosidades é um peixe muito activo e sempre curioso com o que se passa fora de água. Nas águas quentes dos oceanos, o peixe-voador é visto a saltar para o ar e a “levantar voo”! Pertencentes ao género Exocoetidae, é graças à forma em torpedo dos peixes-voadores que estes alcançam a velocidade necessária para atravessar a superfície da água e usando as suas enormes barbatanas peitorais, eles tornam-se aéreos. Esta habilidade pouco normal é o trunfo que estas espécies usam para se evadirem aos seus predadores naturais (golfinhos, espadins, atum, lulas, aves, e muitas outras espécies potencialmente perigosas). Sem esta técnica, os peixes-voadores