peixe vivo
O Projeto Peixe Vivo criado pela Prefeitura de Macapá surgiu para fortalecer a piscicultura familiar dentro do “Programa Municipal de Incentivo à Piscicultura”, que busca incentivar a criação de peixe com escavação de tanques, doação de alevinos, transporte adequado e assessoria técnica, atendendo a todas as etapas da cadeia produtiva do pescado.
O Projeto incentivará o consumo do produto, notadamente no período da Semana Santa a preços acessíveis e com subsidio municipal aos piscicultores.
A importância do projeto Peixe Vivo
*Atender as necessidades do mercado, em especial das classes mais carentes de Macapá
* Impulsionar a venda e o consumo de peixe vivo a um valor mais acessível, diretamente do produtor ao consumidor.
Transporte garantido para a produção do peixe vivo
Em outubro de 2014, a Prefeitura de Macapá adquiriu o primeiro caminhão tanque para apoio à comercialização do peixe, transportando o produto da área de produção (tanques) aos postos de venda.
Com capacidade para 5 mil toneladas de peixe, o caminhão tanque possui cinco caixas acopladas com capacidade para 1 tonelada cada (2400L). O veículo é especifico para o transporte de peixe vivo, com toda a estrutura de oxigênio para preservação e transporte do produto.
SUGESTÃO (COLOCAR NUM BOX)
De alto valor proteico, o peixe é um dos alimentos mais saudáveis consumidos pelo homem; a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que sejam consumidos anualmente, no mínimo, 12 kg por pessoa.
Talvez isso se encaixe em outro box
A Prefeitura de Macapá sabendo da importância de uma correta alimentação e de qualidade à nossa população, implantou desde 2013 o projeto de incentivo à Piscicultura em parceria com o Governo Federal, simplificando o acesso dos produtores aos meios necessários para o início da criação de peixes de água doce das espécies de Tambaqui e Pirapitinga e seus híbridos, Tambacu e Tambatinga, muito consumidos na região Norte.
As atividades técnicas são