peixe espátula
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Peixe Espatula
ERIC PEREZ
LEONARDO MAYER
Professora Denise Monique Dubet Da Silva Mouga
Zoologia de Vertebrados
Joinville – SC
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Polyodontidæ (Polyodontidae) é uma família de peixes actinopterígeos pertencentes à ordem Acipenseriformes, que inclui os peixes-espátula e é exclusiva de água doce. Os peixes-espátula têm barbatana caudal bifurcada, corpo sem escamas e um focinho longo, em forma de espátula, que lhes dá o nome. Estes peixes habitam rios de curso lento, permanecendo junto ao fundo onde se alimentam sobretudo de plâncton (da palavra grega planktos, que significa errante). Os peixes-espátula são peixes de grande porte que podem atingir três metros de comprimento.
1.Peixe-Espatula
Esse é um dos peixes de grande porte mais raros do mundo, existem relatos de exemplares com 3,60 metros de comprimento e 250 kg de peso.
O peixe espátula do Yangtze (Psephurus gladius) ou chinese paddlefish pertence à família Polyodontidae, que tem somente duas espécies representantes em todo mundo, seu parente é o peixe espátula americano, ou american paddlefish.
Diferentemente de seu primo americano que se alimenta de plancton, o peixe espátula do Yangtze se alimenta de pequenos peixes e crustáceos.
Em épocas passadas, o peixe espátula do Yangtze era pescado comercialmente.Até um selo postal foi criado com sua imagem, pois devido a ser um animal endêmico da China e raro, foi considerado símbolo do Yangtze (maior rio da China) como o panda gigante é o animal símbolo da China. Desde 1983 sua pesca é ilegal em toda China.
Existe um relato não confirmado de um exemplar de 7 metros de comprimento capurado na década de 50, se for verdade, é bem provável que seja o maior peixe de água doce já capturado.
O maior exemplar capturado que foi