Pegagogia
As micro e pequenas empresas enfrentam uma grande dificuldade quando o assunto é Inovar, pois os obstáculos são dos mais variados. O mundo dos negócios esta cada vez mais exigente e com desafios cada vez maiores, isso mostra uma urgência na qual seja necessário um raciocínio produtivo e a ação inovadora, que ambos resultem em real vantagem competitiva.
As MPE´s reconhecem que é de extrema importância o processo de inovação para alcançar ou mesmo manter um mercado maior e mais sustentável, mas que somente algumas delas possuem uma maneira formal para inovar.
Existe uma vasta diversidade de maneiras e processos para a inovação, mas a verdade é que uma triste realidade de que são poucas as ações concretas capazes de promovê-las, pode-se dizer que não seja por ma vontade, mas sim pela falta de conhecimento de como identificar, captar e desenvolver os recursos humanos, financeiros e tecnológicos necessários.
Quando se diz inovar como uma decisão estratégica para que as empresas possam enfrentar os desafios do mercado e mante-las jovens e competitivas, poucos empresários acreditam, pois não existe uma conexão entre o pensamento inovador e a atitude inovadora. Muitos são favoráveis a implementação das estratégias inovadoras, mas não conseguem por medo, falta de competência na tomada de decisão ou por falta de recursos.
“As empresas estabelecidas fazem o melhor possível para resguardar a propriedade...para repelir os possíveis concorrentes, bem como os existentes. Conseqüentemente, o empreendedor que criasse um novo concorrente para atacá-las precisaria de um tipo de “cunha para abrir uma nova brecha”, ou vantagem competitiva estratégica para romper com os padrões estabelecidos de atividade comercial.” (Longenecker,Justin G.; Moore, Carlos W.;Petty,J. Willian; Makron Books, 1997 – São Paulo - Administração de Pequenas Empresas, pág. 52)
O ato de Inovar não se trata simplesmente em oferecer novos produtos para atender novas demandas, como o que