Pegada ecológica
A cada vez que nos deparamos com notícias sobre a crise ambiental em jornais, revistas, na televisão ou no rádio, não conseguimos, em geral, perceber a relação entre o nosso cotidiano e que este quadro, cada dia mais grave. Muitas vezes, nos remetemos a responsabilidade de outros sem olhar para os nossos hábitos em nossas casas trabalhos e comunidades. Atribuímos, paradoxalmente, a coletividade, uma responsabilidade que não adotamos para as nossas vidas. Numa tentativa de reverter este cenário, isto é, chamar os brasileiros a uma ação integrada pelo meio ambiente, o WWF-Brasil, uma organização não-governamental dedicada a conservação da Natureza, apresenta, o conceito de Pegada Ecológica. Por meio dele, percebemos que nossa trajetória pelo planeta deixa “marcas”, “pegadas” de acordo com a forma como caminhamos.
Podemos também estimar o quanto da Natureza “utilizamos” para sustentar nossas formas de moradia, alimentação, locomoção e lazer, ou seja, o nosso estilo de vida.
Assim, identificaremos uma relação direta entre o simples fato de fazer compras em um supermercado e a queda nos índices de biodiversidade no planeta. O WWF-Brasil acredita que a Pegada Ecológica não é apenas uma nova forma de se trabalhar as questões de educação ambiental, as quais se dedica desde 1971, ano em que a Rede WWF iniciou suas atividades no Brasil. A Pegada é também uma ferramenta de leitura e interpretação da realidade, pela qual podemos enxergar, ao mesmo tempo, problemas conhecidos, como desigualdade e injustiça, e , ainda, a construção de novos caminhos para soluciona-los, por meio de uma distribuição mais equilibrada dos recursos naturais, que se inicia também pelas atitudes de cada indivíduo. Maiores informações