PEEK
Definição:
O polímero termoplástico poli-éter-éter-cetona (polyetheretherketones - PEEK ) é um termoplástico semicristalino, com excelentes propriedades mecânicas e resistência química, que são retidas a altas temperaturas. As condições de processamento utilizadas para PEEK molde pode influenciar a cristalinidade e, portanto, as propriedades mecânicas.
Obtenção:
O polímero termoplástico poliéter-éter-cetona (polyether-ether-ketone- PEEK) é uma unidade de repetição composta por oxi-1, 4-fenilenoxi-1, 4-fenilenocarbonil-1, 4-fenileno. Este polímero aromático linear é semicristalino e amplamente reconhecido como o termoplástico de mais alto desempenho disponível na atualidade. É um material normalizado conforme a norma ASTM F2026 (Standard Specification for Polyether-ether-ketone). É obtido de dialetos aromáticos e de sais de bifenalatos, por substituição nucleofílica O sal do bifenalato é obtido de forma in situ ( somente podem ser processadas em misturas, não podendo ser isoladas) através do bi-fenol com carbonato de metal alcalino, normalmente o sódio, ou por hidróxidos. A reacção é conduzida a cerca de 300 ° C, em solventes apróticos polares .O PEEK é um termoplástico com propriedades mecânicas extraordinárias.
Características: PEEK é um termoplástico semicristalino, com excelentes propriedades mecânicas e resistência química, que são retidas a altas temperaturas. As condições de processamento utilizadas para PEEK pode influenciar a cristalinidade e, portanto, as propriedades mecânicas. O módulo de Young é de 3,6 GPa e a sua resistência à tração de 90 a 100 MPa. [4] PEEK tem uma temperatura de transição vítrea à cerca de 143 °C (289 ° F) e derrete em torno de 343 °C (662 ° F). Alguns tipos têm uma temperatura de operação útil de até 250 °C (482 ° F). A condutividade térmica aumenta quase linearmente em função da temperatura entre a temperatura ambiente e temperatura de solidificação. É altamente resistente à