Pedro
Minério= (do latim minera, mina) é um mineral cujo componente metálico, segundo a sua concentração e viabilidade das jazidas, é economicamente rentável para a sua prospecção e exploração industrial (mineração).
A sua exploração pode ser feita a céu-aberto ou ser subterrânea.
O ferro é um metal. Ele costuma ser extraído de um mineral chamado hematita. A hematita é formada principalmente por ferro combinando com o oxigênio. Os minerais dos quais são extraídos metais e outros produtos com vantagem econômica são chamados minérios. Desse modo, dizemos que a hematita é um minério de ferro; e o ferro, por sua vez, é um metal. Já a galena é um minério de chumbo, a esfalerita é um minério de zinco, etc.
Os minérios mais comuns ocorrem sob a forma de óxidos, sulfetos, silicatos ou por metais nativos, associados (ou não) a outros minerais como, por exemplo, cobre e ouro.
Os corpos de minério são formados por uma variedade de processos geológicos.
Existem vários tipos de minerais, porem os MINERIOS e que detém o valor comercial.
Como se formam os minerais?
Os jazigos minerais são formados por processos magmáticos, isto é, derivam da cristalização direta de um magma, por isso chamam-se Rochas magmáticas.
As principais causas para a deposição dos minérios, em muitos jazigos, envolvem mecanismos de precipitação que não resultam da simples diminuição da temperatura e pressão, tal como acontece com os magmas, mas que se associam com processos mais complexos, nomeadamente, envolvendo a junção ou não de fluidos e reações químicas entre fluidos e as rochas, encaixantes ou que se juntam segundo a sua espécie.
Como se formam os minérios?
Nas rochas, os minerais ocorrem em grãos solidamente unidos que só podem ser separados por meio de processos naturais que desagregam as rochas (intemperismo) ou por processos artificiais muito enérgicos (explosões e impactos de martelo ou marreta, por exemplo). As diferenças de tamanho, forma, cor e outras