Pedra Grande
1. Parque Estadual da Serra da Cantareira é localizado a dez Km do centro da cidade de São Paulo, possui uma das maiores florestas urbanas do mundo, com área equivalente a oito mil campos de futebol de Mata Atlântica .
2. O nome “Cantareira”, foi adotado para ser o nome do parque pois, entre os séculos XVI e XVII havia muitos tropeiros na região, que guardavam seus cântaros de água em móveis chamados Cantareiras. O núcleo Pedra Grande, tem esse nome pois é uma pedra bem grande que pode ser avistada de outros pontos de observação. 3. Antigamente, a área do atual parque, era ocupada por fazendas de café, chá e cana de açucar, a desapropriação da área foi feita a mais de cem anos, com o objetivo de proteger a mata, e garantir o fornecimento de água em São Paulo.
4. Desde de 1990, a área,do parque vem sendo ameaçada pela especulação imobiliária devido ao loteamento das áreas em torno do parque, facilitando a formação de favelas e outras construções ao redor, e até dentro da região restante da Mata Atlântica. O desmatamento, é consequência das infrações territoriais, cometidas por construções de favelas ao redor do local.
5. O Cinturão Verde de São Paulo é um cinturão que abrange picos e serras, tem esse nome pois contorno a cidade de São Paulo. Junto a sua fauna e flora natural, o cinturão abrange setenta e três municípios em torno da cidade de São Paulo. Atualmente corre risco de degradação ambiental, pois é planejado a construção do trecho norte do rodoanel, principalmente afetando o sistema de água Cantareira, localizado na região de sua própia serra.
6. Além de ser uma das maiores áreas de Mata Atlântica do mundo, o Parque Estadual da Cantareira possuí uma grande variação de fauna e flora. A área foi tombada no final do século passado como forma de garantir o abastecimento de água da cidade de São Paulo.
7. Na Região, pelo fato de ser uma das unicas reservas de Mata Atlântica