Pedologia
Discutiremos então nesta unidade como a água se comporta tanto em superfície como no interior dos solo. Também veremos como a água, sendo um dos principais agentes erosivos, interage com outros fatores na regulação dos processos erosivos atuantes nos solos.
OBJETIVOS DA UNIDADE
Compreende como a água se comporta em superfície e subsuperfície nos solos.
Identificar os principais fatores que afetam os processos erosivos que atuam nos solos e entender de que maneira eles ocorrem.
PLANO DA UNIDADE
3.1 - Características Hidrológicas dos Solos: o caminho e a influência da água nas propriedades do solo.
3.2 - Processos Erosivos e Erodibilidades dos Solos: os principais fatores que influenciam nos processos erosivos atuantes nos solos.
Bem-vindo à terceira unidade de estudo.
Bons estudos!
Com certeza você sabe que a água constitui um dos elementos físicos mais importantes na composição da paisagem terrestre. Mas por quê?
Porque ela interliga fenômenos da atmosfera inferior e da litosfera e interfere na vida vegetal, animal e humana, a partir da interação com os demais elementos do seu ambiente de drenagem.
Dentre as múltiplas funções da água destacamos seu papel como agente modelador do relevo da superfície terrestre, controlando tanto a formação como o comportamento mecânico dos mantos de solos e rochas.
Dando continuidade aos nosso estudos, chegamos aos processos erosivos que afetam os solos e os principais fatores que os controlam.
Vamos!
3.1 - Características Hidrológicas dos Solos: O caminho e a influência da água nas propriedades do solo.
A infiltração é o movimento da água dentro do solo. Os solos definem as quantidades de chuvas que infiltram ou que excedem para escoar na superfície do terreno. Considerando que a viagem da água sobre a superfície é mais rápida, tornando-se cada vez mais lenta em profundidade, pode-se