Pedagogia
Iniciaremos o Estágio II e com ajuda dos teóricos observarei como funciona o aprendizado da criança nas series inicial.
Uma das grandes ferramentas no processo de aprendizagem é a Literatura, quando ouvimos a palavra literatura logo imaginamos um mundo de fantasias, como nas obras de Monteiro Lombato. Teoricamente, as historia atribuídas à literatura infanto-juvenil são caracterizadas como moderadoras e emancipatórias. As moderadoras são aquelas que pensam inserir a criança na sociedade aos moldes que ela propõe, as historias trazem a situação e sua resolução conforme a sociedade as pensam, de forma muito tradicional. Já as histórias consideradas emancipatórias estão mergulhadas no movimento constante do universo infantil, valorizando e respeitando suas singularidades. Além disso, fornecem elementos para interpretar contexto sócio-cultural e a ele se integrar, como a abertura para a analise, a reflexão e a significação da obra. Segundo Regina Ziberman o surgimento da literatura infantil se deu devido as modificações nas famílias da época e também com a reorganização da escola.
Também é de suma importancia compreender teórica e empíricamente as metodologías e recursos didáticos utilizados na EJA, entendendo que as propostas metodológicas da EJA devem ser diferenciadas das turmas de 1 série nível 1 e nível 2 do 1º segmento do Ensino Fundamental, considerando que os jovens e adultos têm uma realidade cultural e um nível de subjetividade bastante diferentes em relação às crianças, sendo necessária, então, a adequação das metodologías empregadas nessa modalidade de ensino.
Segundo Vygotsky (2003), a aprendizagem resulta da interação entre as estruturas do pensamento e o contexto social, num processo de construção e reconstrução pela ação do sujeito sobre o objeto a ser conhecido. Para ocorrer a aprendizagem seria necessário o enfrentamento de situações desafiadoras que propiciem ao aluno chegar a patamares mais elaborados de conhecimento,