Pedagogia
Tema: Indagação 5 sobre currículo – Currículo e Avaliação
Rio de Janeiro
2013
O Cotidiano e Suas Possíveis Práticas de Avaliação.
O cotidiano avaliativo consiste em praticidade do cotidiano, ou seja, avaliar vai muito além de notas ou pontuações. Refere-se a reflexão sobre informações obtidas com vistas a planejar o futuro. A avaliação da aprendizagem passou a ser um entre os instrumentos de medida, buscando verificar se os objetivos educacionais estabelecidos no plano escolar foram alcançados pelos alunos. A avaliação está presente em um processo pedagógico, objetivando as ações educativas, dando suporte ao total desenvolvimento do estudante.
Para que a avaliação aconteça de forma precisa e adequada, é fundamental que o professor se sinta desafiado a repensar o tempo pedagógico, analisando se ensina o que é de direito para os estudantes e se a seleção de conteúdos, capacidades e habilidades é, de fato, importante naquele momento, considerando que esses estudantes são crianças ou adolescentes que apresentam características singulares dessas etapas de desenvolvimento. Reconhecemos a necessidade da circulação de informações e conhecimentos, mas não queremos que as crianças e os jovens que frequentam nossas escolas aprendam conceitos ou teorias científicas desarticulados das funções sociais. Querendo que os educando pensem sobre a sociedade, interajam para transformá-la e construam identidades pessoais e sociais, vivendo a infância e a adolescência de modo pleno.
Nossa cultura ainda hoje, avalia por meio de notas, onde quem consegue se classificar continua caminhando, quem não consegue se classificar volta ao inicio para um novo processo de conhecimento e desenvolvimento. Na maioria das situações, a avaliação da aprendizagem mantém este modelo estático e técnico, quando ainda é prevista em determinadas etapas, intervalos e tempo e de forma fragmentada, sem a preocupação em avaliar os alunos em todas as situações de ensino. Nas salas de