Pedagogia
Leitura Bíblica: Êxodo 16.1-36
Israel tinha deixado para trás o deserto de (Sur) e entrado em outro (Sim) a caminho do monte Sinai e já fazia um mês que viajavam. Pelo visto, o suprimento de comida estava diminuindo e não havia evidência externa de novas provisões. Deus permitiu que o problema surgisse como prova para a fé de Israel.
Mas o povo murmurou contra Moisés e contra Arão, desejando ter morrido no Egito com os estômagos cheios em vez de morrer de fome no deserto. Parece que comiam bem no Egito, e agora as coisas estavam piores. Claro que o alimento é necessário para a vida física, mas Deus não esquecera do povo. Ele teria suprido as necessidades de maneira mais satisfatória se Israel tivesse permanecido pacientemente firme na fé.
Moisés repreendeu os israelitas por murmurarem contra ele e Arão, pois nada significavam – era Deus quem os conduzia, (alimentaria).
Deus enviou o maná, alimento que nutriria os Israelitas. Moisés foi claro em dizer que nada do maná deveria ser deixado para o dia seguinte. Alguns Israelitas ainda precisavam aprender acerca da obediência explícita, guardaram uma pouco do maná para o dia seguinte, mas criou bichos e cheirava mal.
Professor deixe claro para os seus alunos que neste episódio, a lição de Deus para Israel, como também para os cristãos, é que os crentes têm de depender de Deus dia após dia.
Fonte: Site CPAD
Tema: Maná – Deus alimenta os israelitas
1- Objetivo: Ensinar às crianças que devemos agradecer a Deus pelo alimento, porque Ele é Deus provedor, nos sustenta a cada dia !
2- Quebra-Gelo: Qual é a sua comida preferida?
3- Versículo para Memorizar: – “Comerão abundantemente, e se fartarão, e louvarão o nome do SENHOR.”
Joel 2:26
4- Leitura da Bíblia: Êxodo 16:1-35
5- Mensagem: Muitos dias se passaram, depois que o povo de Israel saiu do Egito, e a comida acabou. Ali, no deserto, todos eles começaram a reclamar contra Moisés e Arão, dizendo assim: