Pedagogia
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA
Serious Game para Educação Ambiental.
1.2 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
De acordo com Krukemberghe (2012), os problemas ambientais no Brasil estão relacionados com a degradação da diversidade biológica desde a época dos colonizadores, com a extração de pau Brasil, cana, café e ouro.
Nos dias atuais a má gestão de resíduos urbanos, agropecuária predatória e a atividade madeireira são os principais problemas. O Brasil é o segundo país, perdendo apenas para a China, em área devastada, só a floresta amazônica teve cerca de15% (quinze por cento) de sua área original desmatada e a Mata Atlântica tem apenas 7% (sete por cento) de sua composição silvestre deixando uma desertificação pelas queimadas que empobrece o solo contribuindo para o aquecimento do planeta. (KRUKEMBERGHE, 2012)
Os maiores problemas da degradação, atualmente, são: o crescimento populacional para dar lugar a novas áreas urbanas criando a necessidade de novos loteamentos; as atividades de desmatamento; extravio de madeiras; a gestão inadequada da sociedade com lixo doméstico; e emissões de gases nocivos das indústrias de países desenvolvidos. (KRUKEMBERGHE, 2012)
No cenário apresentado, o contrabando ambiental e comércio ilegal de madeiras, garimpo e contrabando de animais são os problemas de maior ocorrência, não apenas no Estado de Roraima, mas em toda a Região Amazônica. (CARRIJO; BACCARO, 2000).
É fundamental a sociedade impor regras ao crescimento, à exploração e à distribuição dos recursos de modo a garantir a qualidade de vida daqueles que deles dependam e dos que vivem no espaço do entorno em que são extraídos ou processados. Portanto, deve-se cuidar, para que o uso econômico dos bens da Terra pelos seres humanos tenha caráter de conservação, isto é, que gere o menor impacto possível e respeite as condições de máxima renovabilidade