Pedagogia
Introdução.
Cada vez mais a sociedade tem demonstrado preocupação com os níveis de degradação do nosso meio ambiente e com o futuro das próximas gerações. Os motivos são alarmantes: há um consenso geral de que o homem está conseguindo destruir em algumas décadas o que a natureza levou milhões de anos para formar.
O modelo de desenvolvimento econômico em voga, que prioriza a produção e o crescimento, vem sendo adotado desde a revolução industrial sob a perspectiva de que as sociedades, com a acumulação de riqueza, seriam mais prósperas e felizes.
O que se vê hoje é que esse modelo promoveu o crescimento de alguns países, mas aumentou a pobreza dos demais e está levando ao esgotamento dos recursos naturais globais.
Apesar disso, ainda é o modelo que todos querem adotar. A continuar assim, a vida no planeta tende a se tornar insustentável.
Desenvolvimento sustentável.
O desenvolvimento sustentável é um modelo que preconiza satisfazer as necessidades presentes sem comprometer os recursos necessários à satisfação das gerações futuras, buscando atividades que funcionem em harmonia com a natureza e promovendo, acima de tudo, a melhoria da qualidade de vida de toda a sociedade.
Uma das ações mais concretas nesse sentido foi a criação do selo ISO 14000, que atesta o cumprimento dos princípios de gestão ambiental por empresas. Impulsionadas pela preferência crescente dos consumidores por produtos elaborados sem agredir a natureza, as grandes corporações empresariais estão adequando seus processos e substituindo componentes e matérias-primas que não atendam às normas e padrões da ISO.
O movimento mais abrangente, porém, é o conduzido pela ONU. O conceito de desenvolvimento sustentável foi criado pela Comissão Mundial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU. É