Pedagogia
Características
O reino monera é formado exclusivamente por bactérias, dotadas das células mais simples que existem. São geralmente unicelutares e tem célula procrióticas, ou seja, sem envoltório nuclear. Costumam medir aproximadamente 1 micrômetro, mas foram encontradas algumas "gigantes", com cerca de 1 milímetro.
Seu formato é variado. As bactérias podem ter a forma de um bastão (bacilo), de esfera (coco), ser curvadas (víbrião) ou onduladas (espirilo), e algumas têm aspecto irregular.
Segundo sua nutrição, há no reino monera bactérias heterótrofas e autótrofas. Entre as autótrofas, muitas são fotossintetizantes, pois produzem matéria orgânica graças à energia luminosa, como ocorre com as plantas. Outras autótrofas utilizam a energia de reações químicas das quais participam substâncias inorgânicas encontradas no meio - essas bactérias são as quimioautotróficas.
Existem bactérias que necessitarn de gás oxigênio para sua respiração. Outras, no entanto, não precisam desse gás, que pode ser danoso para algumas delas; essas bactérias devem viver em lugares onde há pouca quantidade ou ausência do gás oxigênio, como no fundo dos pântanos.
Autoria: Vanessa Sant'Ana
O Reino Protista
O Reino Protista é composto por protozoários, algas e alguns seres semelhantes aos fungos que estão divididos em três grupos, sendo o mais comum o dos mixomicetos.
*Características Gerais:
Em sua maioria são unicelulares, porém existem formas pluricelulares de organização simples.
Eucariontes.
Primeiro grupo em que se verifica a ocorrência de mitocôndrias, cloroplastos, retículo endoplasmático e complexo de Golgi bem desenvolvidos.
Apresentam citoesqueleto e em geral têm um único núcleo.
Predominantemente aquáticos.
Apresentam um mecanismo por meio do qual conseguem estabelecer o controle osmótico de sua célula.
Apresentam vacúolo pulsátil.
Vida livre ou parasitária.
*Nutrição:
• Autótrofos: são as algas. Apresentam diversos pigmentos (clorofilas,