Pedagogia
Baseando nos resumos teóricos, pontuaremos abaixo sobre a teoria de cada um desses motivadores no conhecimento de desenvolvimento da criança.
Freud
A principal consideração de Freudé o desenvolvimento da sexualidade infantil. Considerado o pai da Psicanálise, fundou esta vertente da Psicologia que ainda hoje é muito utilizada. A psicanálise consiste em estabelecer relações entre tudo aquilo que o paciente mostra, desde as conversas e comentários, associando as comunicações verbais do paciente, com o que ele diz nas entrelinhas.
A psicanálise se apóia sobre três pilares: a censura, o conteúdo psíquico dos instintos sexuais e o mecanismo de transferência.
Freud remodela a teoria psíquica e introduz os conceitos de Id, Ego e Superego para referir-se aos três sistemas da personalidade.
O Id constitui o reservatório da energia psíquica. É regido pelo princípio do prazer.
O Ego é o sistema que estabelece o equilíbrio entre as exigências do Id - percepção, memória, sentimentos e pensamentos.
O Superego origina-se com o Complexo de Édipo. Refere-se às exigências sociais e culturais.
Freud também considera que o desenvolvimento sexual da criança passa por quatro fases:
1ª Fase oral (a zona de erotização é a boca).
2ª Fase anal (a zona de erotização é o ânus).
3ª Fase fálica (a zona de erotização é o orgão sexual, período "latente" que se prolonga até a puberdade, intervalo na evolução sexual.
4ª Fase genital (quando o objeto de desejo não é o próprio corpo, mas a outra pessoa.
Jean Piaget
Jean Piaget acreditava que o que distingue o ser humano dos outros animais é a sua capacidade de ter um pensamento simbólico e abstrato.Existem dois aspectos principais nesta teoria: o processo de conhecer e as etapas pelas quais passamos à medida que adquirimos essa habilidade.
Para Piaget o desenvolvimento começa no período intra-uterino se estendendo até os 15 ou 16anos.
O pensamento da criança