pedagogia
São Paulo
2014
1-De acordo com nossas discussões e a partir da leitura da apostila faça uma síntese da concepção de infância\ criança sustentada pela Nova Lei de Diretrizes e Bases articule o trecho a seguir com a sua síntese
(...) A infância é um degrau fundador na vida humana, a base sobre a qual se constituirá o resto (...) a educação da infância tem projeções políticas: uma boa educação garante um cidadão prudente. “(kohan, 2003, pg. 39)”.
Antigamente a criança não era reconhecida como um ser que merecesse atenção, carinho, respeito e que precisava ser trabalhada e educada. A educação infantil era basicamente para atender as crianças mais pobres. Graças à Nova Lei de Diretrizes e Bases da educação que inclui as escolas maternais e os jardins da infância, hoje a educação infantil é uma das principais modalidades de ensino. O que tem contribuído para formar cidadãos prudentes.
2- Faça uma síntese descrevendo o histórico das instituições de educação infantil desde a antiguidade até o século XXI.
Na antiguidade não havia instituições que educassem as crianças, até porque não havia uma consciência de infância. A partir do século XVII ocorre uma mudança no tratamento com as crianças, as famílias vão ficando mais próximas delas e o Estado preocupado com a formação desses favorece a criação de instituições educativa dentre elas a escola. No final do século XVIII começam a despontar na Europa as instituições para criança de 0 a 6 anos criadas para atender as crianças pobres. Nela a criança aprenderia bons hábitos, reconhecer as letras minúsculas, dominar a moral e a religião.
As creches surgiram na França por volta de 1840 para crianças recém-nascidas. Durante a primeira metade do século XIX, em países como Holanda e Itália, também surgiram instituições similares, o jardim de infância de Froebel e a sala de asilo,