Pedagogia
A educação escolar, na atualidade, deve propiciar, além da transmissão sistemática dos conteúdos de ensino, historicamente produzidos e acumulados, assegurar que os alunos se apropriem desses conteúdos de forma ativa, para que possam reelaborar esses conhecimentos e, com isso, obter um senso crítico mais concreto, embasado na compreensão científica e tecnológica da realidade social e política na qual vive. O ensino de Ciências Natural e Tecnológico nos anos iniciais, conforme Santos (2005), por entendermos que esse ensino deve se preocupar com os conhecimentos científicos, que, sendo veiculados desde os primeiros anos escolares do Ensino Fundamental, venham a se constituir em um aliado para que o estudante possa ler e compreender o seu universo.
Entende-se que pensar e transformar o mundo que nos rodeia tem como pressuposto conhecer os aportes científicos, tecnológicos, assim como a realidade social e política.
A Alfabetização e Letramento Científico Tecnológico, no contexto do ensino de Ciências Natural e Tecnológicas, nos anos iniciais são compreendidos como o processo pelo qual a linguagem dessas Ciências adquire significados, constituindo-se em um meio para o indivíduo ampliar o seu universo de conhecimento, a sua cultura, como cidadão inserido na sociedade. Uma das questões que nos deixa preocupados quanto ao alcance dos objetivos a serem atingidos no Ensino Fundamental é justamente ao fato de a educação científica e tecnológica não estar sendo plenamente valorizada.
É possível verificar isto a partir dos estudos realizados sobre o Ensino de Ciências, nos anos iniciais, . Tradicionalmente, o ensino na área tem sido descrito como predominantemente teórico, a-histórico, expositivo, pouco enfatizado em relação a outras áreas do conhecimento e, muitas vezes, ministrado como um componente curricular obrigatório.
Acredita-se, portanto, na importância da Alfabetização e Letramento Científico Tecnológico nos anos iniciais como forma de criar um