pedagogia
Através do levantamento pelo suíte portal MEC, foi constatado que a cidade de Penápolis está conseguindo superar todas as metas estipuladas, desde a primeira aplicação da prova Brasil que ocorreu no ano de 2007, que tem o intuito de avaliar o Ideb, com o objetivo de traçar metas para se obter um nível cada vez mais elevado na educação do país, esta prova tem um intervalo de dois em dois anos para ocorrer.
Foram entrevistadas duas escolas, a primeira sendo a escola municipal Marcos Trenche, e a segunda foi a escola estadual Augusto Pereira de Morais, com a intenção de confrontá-las seu ensino e descobrir qual o planejamento que estas escolas fazem para atingir suas metas.
É possível observar um grande empenho que as duas escolas se dedicam para que todos os alunos saiam alfabetizados e com condições para prosseguir seus estudos, é notável que elas não utilizam mais os métodos ultrapassados, onde se entendia que o aluno era uma tabula rasa e que todos aprendiam da mesmo forma e no mesmo tempo e nível cognitivo.
Existe um trabalho muito bem elaborado desde os primeiros anos dos alunos nas escolas onde estes consigam ter condições de prosseguir na escola com qualidade e desta forma aprendam, e vão alem, se tornem sujeitos críticos da realidade onde vivem.
O último resultado que ocorreu em 2011 é prova desta afirmação, pois as duas escolas superaram suas metas que era de para 5,5 da escola municipal Marcos Trenche, e para 5.7 da escola estadual Augusto Pereira de Morais.
Este resultado é todo embasado através das leis que são seguidas através do currículo oficial que é uma norma obedecida por todas as escolas incluindo as duas escolas entrevistadas, além de seguir o currículo, é possível esta superação