pedagogia
TERMA DO TEXTO
TÍTULO
Adélia Cristina Tortoreli
A prática de avaliação em nosso país esteve e ainda está relacionada a uma cultura histórica, funcionando como uma prática classificatória e muitas vezes excludente.Dessa forma,é preciso pensar nessa prática avaliativa no contexto escolar, pois ao se avaliar podem-se revelar falhas decorrentes tanto do processo de ensino quanto do de aprendizagem. Nesse sentido, a avaliação traz ao professor importantes informações para desenvolver práticas e estratégias de ensino a fim de melhorar o aprendizado. Diante disso, o objetivo desta análise é refletir sobre o que é avaliação e o papel do gestor no processo de avaliação escolar. Enfatiza-se o papel do gestor porque partimos do pressuposto de que a avaliação é complexa e exige um trabalho coletivo na escola e o gestor, enquanto ‘líder’ da equipe, se envolve ativamente desde a concepção até a execução.
Etimologicamente, segundo Cury (2001, p. 201), gestão “[...] vem de gestio que, por sua vez, vem de gerere, que significa trazer em si, produzir”. Desta forma, podemos afirmar que gestão é mais do que administrar ou comandar.
Para Tortoreli e Paixão (2011), gestor significa líder e cada um traz consigo uma concepção de liderança quando se encontra nesta função. Para ser líder o indivíduo deve apresentar algumas características de liderança, como, por exemplo, postura adequada, ética e responsabilidade. Segundo as autoras, a liderança não se ensina, se desenvolve, desta forma, não há receitas prontas para liderar, mas alternativas que ajudam a fazer uma gestão de qualidade principalmente no ambiente escolar.