PEDAGOGIA
Nome: Resgate da infância através da brincadeira (oficina de brinquedo).
Justificativa:
O tema escolhido propõe desenvolver jogos e brincadeiras com a finalidade de proporcionar momentos de descontração e lazer, ensinar brincadeiras antigas, cantigas de rodas, que fazem parte do acervo cultural, além de estimular a criatividade na oficina de brinquedos e jogos com materiais recicláveis de fácil acessibilidade a todos.
Atualmente com os avanços tecnológicos, as brincadeiras têm sido esquecidas perdendo espaço para jogos eletrônicos, além das redes sociais e games. Nos futuros pedagogos temos conhecimento da importância da ludicidade para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social, além de outros aspectos igualmente relevantes para a saúde da criança. Nessa perspectiva o Projeto Resgate da Infância através da brincadeira tem também o objetivo de transmitir valores pedagógicos juntamente com a interação social promovida pela ação comunitária. Promove também através das etapas do projeto o desenvolvimento das diversas habilidades apresentadas na formação do docente, liderando ações para alcançar os objetivos propostos.
Metodologia:
Os alunos promoveram um dia de atividades lúdicas na instituição contemplada através de oficinas de pintura e construção de brinquedos recicláveis, além de ensinar brincadeiras que fazem parte do acervo cultural.
Todo processo será registrado por imagens e fotos que posteriormente será apresentado na faculdade.
A ação se desenvolvera com enfoque sócio-educativo, centrado na ludicidade, nos valores culturais que as brincadeiras possuem e nas suas contribuições para o desenvolvimento da criança. Para organizar as tarefas do projeto os integrantes se dividirão em equipes com funções específicas.
Equipes de trabalho:
• Equipe de execução e orientação;
• Equipe de arrecadação;
• Equipe de desenvolvimento das atividades;
• Equipe de registro e imagem. Equipe de execução e orientação.
A equipe de