pedagogia
Brasil: a educação contemporânea pág. 331 a 347.
PEDAGOGIA
As discussões pedagógicas no Brasil, iniciou-se no final do Império, após a proclamação da República.
Com asnovas ideias sob a influência direta das pedagogias européias e norte-americanas, inicialmente com a divulgação do método intuitivo e com o embate entre a pedagogia tradicional, e o ideáriopositivista, que defendia a laicidade do ensino.
No século XX houve também a difusão das ideias anarquista e comunistas. Nesse período os escolanovistas buscavam atender às novas necessidades de um país cadavez mais urbano e industrializado.
1. ANÍSIO TEIXEIRA
No Brasil ocorreu o movimento escolanovistas, representado por educadores como Anísio Teixeira e outros que trouxeram umainfluência renovadora.
Não se tratava, porém, de um grupo homogêneo do ponto de vista ideológico, e ficou claro com a virada política do estado novo: Paschoal Lemme e Hermes Lima eram socialistas.Anísio Teixeira e Fernando de Azevedo eram liberais.
1. ANÍSIO TEIXEIRA:
A TRAJETÓRIA
Anísio Teixeira, foi um notável pedagogo, filósofo e educador. Em 1932 à 1950 , foi signatário doManifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Na Bahia, foi responsável por outra reforma, projetou o funcionamento de cinco escolas: quatro delas, chamadas Escolas-Classe, e a quinta seria a Escola-Parque.Em 1951 á 1964, ocupou diversos cargos, participou da discussão da LDB, foi um dos idealizadores da Universidade de Brasília (UnB). Por ocasião do inicio da ditadura militar, foi afastado eaposentado compulsoriamente. Morreu na época da ditadura militar, em circunstância trágicas até hoje não esclarecidas.
A PEDAGOGIA PROGRESSIVA
Devido à influência deDewey, Anísio Texeira preferia usar a expressão “escola progressiva” e não Escola Nova. Vale Lembrar a posição sobre o ensino tradicional, reformulados pela didática da escola progressiva.