pedagogia
Elementos
NºS e Nomes
06- Caetano Clemente
30- Joaquim Macosa kiluanje
31- Joel Queta Gonga
32- Joelson Gomes
39- Madalena Francisco
44- Pereira Augusto M. Cabalo
1
INDICE
1. INTRODUÇÃO
2. PROPÓSITOS DE CONTEXTUALIZAÇÃO
3. PEDÁGOGIA TRADICIONAL
4. PEDÁGOGIA TECNICISTA
5. PEDÁGOGIA NOVA
6. CONCLUSÃO
7. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
2
1. INTRODUÇÃO
Antes de começarmos a abordagem sobre o tema “Teorias da Educação não descritível”, vale fazer uma introdução sobre a educação enquanto objecto de estudo da
Pedagogia.
Educação é um termo que deriva do latim *ex-educer* que significa conduzir á. Ela por sua vez, visa a condução do indivíduo.
Neste trabalho vamos argumentar sobre a racionalidade sustentada na própria teoria da educação, já que questionar o saber educativo é uma questão essencial em qualquer teoria. Este objectivo, que não é trivial, aproxima-se da forma como explicamos ou narramos os fenômenos educativos. Estamos perante uma proposta que nos faz embrenhar nos caminhos da epistemologia ou dos fundamentos do conhecimento educativo e das concepções sobre a teoria da educação.
A seguir, analisaremos com profundidade sobre a pedagogia tradicional, a tecnicista e finalmente, procuraremos demonstrar sobre a pedagogia nova.
3
2. PROPÓSITOS DE CONTEXTUALIZAÇÃO
Nas ultimas décadas do século passado deu-se uma expansão dos sistemas educativos, principalmente na renovação geral das suas estruturas, recursos, concepções e práticas e, ainda, nas finalidades do desenvolvimento educativo. Estas tendências foram provocadas por varios factores económicos, socio-políticos, culturais, ideólogicos e pelos impulsos do conhecimento educativo e das ciências da educação, fruto de investigações educacionais. Deste contexto renovador surgiram novos espaços de educação/ formação e novos cenários de saberes e culturas (Martins, 2011).
Os próposito deste artigo inseri-se no âmbito da teoria da educação, entendida no