Pedagogia
PEDAGOGIA EMPRESARIAL
TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO E
TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Maria Aparecida Martins de Oliveira Nichetti
RESUMO: Diante das modificações que vem ocorrendo no mundo corporativo, as portas das empresas estão se abrindo para novos profissionais entre eles o pedagogo. Porém, para se ingressar neste novo campo de trabalho, não basta ser formado em Pedagogia. É preciso também ter conhecimentos na área empresarial para perceber as necessidades da organização. O presente trabalho tem por finalidade, através de uma abordagem teórica e intervenções práticas do Grupo de Extensão e Pesquisa em Pedagogia Empresarial – GEPPE da UNIPAN/FACIAP em empresas, mostrar ao pedagogo um outro campo de atuação que não a escola. As organizações para se manterem competitivas estão investindo em seu capital humano, oferecendo aos profissionais da educação um grande desafio: aplicar os conhecimentos da pedagogia nas empresas. Através de uma união entre pedagogia empresarial e administração é possível preparar melhor os profissionais para grandes desafios tendo como meta principal a humanização no trabalho. Quando se trabalha o indivíduo na sua omnilateralidade os resultados dentro da empresa tendem melhorar e conseqüentemente aumentando a produtividade e os lucros, o que é positivo para os dois lados.
PALAVRAS-CHAVE: administração cientifica, relações humanas, Pedagogia Empresarial, Pedagogo x Empresa, transformação social.
Com o advento da administração científica, o crescimento rápido e acelerado da industrialização e dos recursos tecnológicos, o mundo do trabalho sofreu grandes mudanças e nos dias atuais a educação corporativa tem sido considerada como uma das ferramentas das organizações tanto para valorização do seu capital humano para capacitá-lo quanto para mantê-lo atualizado e competitivo.
Mas, qual profissional poderia desenvolver atividades educativas nas empresas?