pedagogia
Filosofia (vem do grego : philos - amor, amizade + sophia - sabedoria) . Os primeiros filósofos surgiram na Grécia nos séculos VII e VI A.C. com necessidade de se compreender o universo, a natureza. O novo tipo de reflexão foi chamado de filosofia por Pitágoras, matemático e um dos primeiros pensadores. Essas discussões eram feitas em praça pública, portanto a filosofia é “ filha da cidade” . O filosofo grego refletia sobre física , astronomia , biologia e todo saber do seu tempo. Mas no século XVII ocorreu a separação entre filosofia e ciência e surgiram os métodos das ciências particulares – química, biologia, psicologia, sociologia, astronomia, física, etc.
A filosofia busca a compreensão de temas que outras ciências não conseguem resolver. Qualquer tema pode ser objeto de seu estudo, de forma rigorosa e reflexiva, ampliando a compreensão de mundo e temas complexos. No nosso cotidiano é importante que aprendamos a filosofar, ou buscar melhor compreensão, com pensamento reflexivo e formulando indagações que nos levem a caminhos de pesquisa e produção de ideias críticas.
A natureza da filosofia e o seu ensino
Embora estudos da filosofia possam trazer vários resultados significativos para indagações e outras ciências existem ainda muitos temas em aberto apesar dos diversos estudos e pesquisas como as questionamentos se temos ou não livre-arbítrio, se
Deus existe, quais são os fundamentos da ética, ou sobre a natureza da arte.Os resultados em aberto acontecem porque não há consenso sobre os resultados entre os filósofos, que aceitam ou não as teorias.
O caráter aberto da filosofia significa que são direcionados vários esforços na busca de resultados consensuais substanciais continuamente ainda que essa probabilidade seja pequena.
A filosofia é uma disciplina especulativa, que não traz resultados prontos. Por essa razão, algumas instituições tentam disfarçar esse caráter da filosofia, que ao contrário de outras