pedagogia
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 6 REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho foi realizado com o objetivo de mostrar o significado e importância de ser um pedagogo. O pedagogo nasce através da educação, da necessidade de formação dos seres humanos. Para Morin (2001, p. 10)
A "Educação" é uma palavra forte: "Utilização de meios que permitem assegurar a formação e o desenvolvimento de um ser humano (...)". O termo "formação", com suas conotações de moldagem e conformação, tem o defeito de ignorar que a missão do didatismo é encorajar o autodidatismo, despertando, provocando, favorecendo a autonomia do espírito. O ensino, arte ou ação de transmitir os conhecimentos a um aluno, de modo que ele os compreenda e assimile, tem um sentido mais restrito, porque apenas cognitivo. “A bem dizer, a palavra ensino não me basta, mas a palavra educação comporta um excesso e uma carência.”
Diante disto, devemos ter consciência de que o pedagogo não mais só atua no ambiente escolar. Ao contrário, dispõe de uma vasta área de atuação, tais como: empresas, ONGS, hospitais, Centros Culturais, editoras, sites, consultorias, enfim, em todas as áreas que necessitam de um trabalho educativo. Assim, educação nestes espaços vem ratificar esta discussão que se vivencia hoje em dia, o pedagogo sai então do espaço escolar, que até pouco tempo, era seu espaço limitado de trabalho, para se inserir neste novo espaço de atuação com uma visão redefinida da atuação deste profissional.
E outro ponto também abordado aqui, e a atuação e a preparação desse profissional, pois ele não só tem a função de lecionar, mas também de desenvolver materiais educativos, dedicar-se ao planejamento de atividades didáticas e introduzir novas estratégias de ensino nas diversas áreas da educação. Por isso tornando-se importante para o