pedagogia
SERVIÇO SOCIAL – INTEGRALIZAÇÃO/2014
EDNÉIA VARONE RA 280104
MARIA JOSE DA SILVA RA 8741102697
MIRTES MARIA DE OLIVEIRA RA 254360
REGINA DE SOUZA VITORIANO R.A239307
VALESKA PEREIRA RA 8515899851
FAMILIA E SOCIEDADE E SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO
A FAMILIA E SUA INSERÇÃO NA SOCIEDADE
Prof.ª: Edilene Xavier Rocha Garcia.
CAMPO GRANDE, ABRIL DE 2014.
O papel do Assistente Social no atendimento ás demandas advindas desde o processo de socialização.
Falar de famílias é entender que: A família hoje é fruto de um processo histórico e para compreendê-la é preciso reportar aos seus antigos modelos. Através desta análise será possível observar a dinâmica das relações familiares. Atualmente, conhecemos ao lado de família em sentido amplo como conjunto de pessoas ligadas pelo vínculo da consangüinidade, ou seja, os descendentes de um tronco comum a família em sentido estrito, abrangendo o casal e seus filhos legítimos, legitimados ou adotivos. Muitos incluem no grupo familiar os domésticos que vivem no lar conjugal.
“Vivemos numa sociedade onde a tradição vem sendo abandonada como em nenhuma outra época da História. Assim, o amor, o casamento, a família, a sexualidade e o trabalho, antes vividos a partir de papéis preestabelecidos, passam a ser concebidos como parte de um projeto em que a individualidade conta decisivamente e adquire cada vez maior importância social”. (SARTI,2005)
Hoje o trabalho com famílias tem se constituído numa fonte de preocupação para os profissionais que trabalham na área, tanto pela atualidade como pela sua complexidade. Deparamo-nos enquanto profissionais com a família contemporânea que é caracterizada pela inversão dos papéis do homem e da mulher na estrutura familiar passando a ser a mulher a chefe de família. Abrange a família mono parental,