pedagogia
Aula 1 - A Educação dos povos primitivos, embora fosse voltada para as coisas práticas, como era a forma que as crianças aprendiam e quem eram os responsáveis pela educação? A que o homem primitivo dedicava sua vida?
Resposta:
A educação dos povos primitivos não contava com o auxilio da escola, mas a aprendizagem acontecia ao passo que as crianças aprendiam observando os adultos da comunidade, através da imitação durante brincadeiras no estagio inicial e no segundo estagio a imitação consciente, pois era exigido delas o trabalho. O processo era iniciado no interior do núcleo familiar, prosseguia nas atividades desempenhadas pelo grupo social, conforme as potencialidades físicas. Desde pequena, a criança participaria da atividade coletiva, primeiro executando pequenas tarefas elementares de ajuda e posteriormente aprendendo os trabalhos mais complicados.
Os ensinamentos que as crianças recebiam visavam à aprendizagem de praticas necessária para sobrevivência, aprendiam as atividades que teriam que desempenhar na comunidade (caça, agricultura, coleta de frutos silvestres ou cultivados, construção de canoas e etc.), na vida adulta.
Aula 2 - O que distingue o estágio do homem primitivo/bárbaro do estágio “civilizado” é o surgimento da escrita. Diante dessa afirmativa, qual era a principal função da leitura? Há relação entre a leitura e a escrita para a educação oriental , em especial a educação chinesa? A Educação para os chineses era organizada de forma dupla. Explique como ocorria essa duplicidade?
Resposta:
Por muitos anos o trabalho escolar era decorar, os caracteres de uma série de seis livros didáticos. O terceiro destes, o Milenário Clássico servia como padrão e consistia num milhar de caracteres onde nenhum deles repetia na forma ou no significado. Com a memorização desse texto, aprendiam uma considerável porção de