PEDAGOGIA
Século V - Idade Média Idade Moderna
Idade Contemporânea
Acontecimento: Acontecimento: Acontecimento:
Período Patrístico e Ecolastica Início da mudança
Psicologia e a ciência
Principais acontecimentos: Principais acontecimentos: Principais acontecimentos:
Santo Agostinho ( 354-430 ) comtempla a compreensão de que a alma é a manifestação de Deus no homem, e que o homem deve-se desvencilhar-se das coisas mundanas e carnais voltando-se novamente para o bem.
São Tomás de Aquino ( 1225-1274) foi influenciado por Santo Agostinho e também Platão, Aristóteles e Alberto Magno mas na época de Aquino houve a ruptura da Igreja Católica , mas Aquino defende o interesse da Igreja Católica.
Durante o século XV e todo o século XVI e XVII a igreja sofreu um marcantes mudanças religiosas, políticas, econômicas, sociais e culturais, fazendo com que se tivesse outra concepção da ciência e do homem, iniciando um novo período do pensamento filosófico.
Nesse período houve o absolutismo da igreja e do estado, capitalismo e burguesia, renascimento, grandes navegações e novos territórios, revolução industrial, reforma protestante, a ciência ganha destaque em detrimento da fé.
As experiências de Galileu Galilei ( 1564-1642 ), analisa a queda de objetos em famosos ensaios na Torre de Pisa, Isac Newton ( 1642-1727 ), analisa o movimento dos objetos tanto na Terra como celestiais, René Descartes (1596-1650 ), analisa a lei do movimento, tanto da natureza quanto do homens, porém é considerado o pai da psicologia pois foi o primeiro a separar o corpo da mente.
Wilhelm Wundt (1832-1920 ), cria ao primeiro laboratório de psicologia na Alemanha, onde estimulava o paciente com uma picada de agulha e fazia o relato sobre a intensidade e duração dos estímulos para descrever o processo mental, para Wundt acreditava que a mente envolvia simultaneamente um processo físico.
Edward Titchener ( 1867-1927), segue a tradição de Wundt, mas aborda a