pedagogia
Módulo: Gestão do Conhecimento
Professor: Miguel Angel Cifuentes Tomé.
Aluna: Anabeti Lourega da Silva.
Balneário Camboriú-SC
Agosto 201O
Gestão Escolar, paradigmas educativos do século XXI
Este artigo propõe uma reflexão sobre a gestão escolar e a evolução dos paradigmas pedagógicos predominantes nas escolas ao longo dos tempos.
Desde o final do século XX, vive-se uma transição paradigmática, buscando um novo modelo que demanda um olhar voltado para a dinâmica do mundo, direcionando-o a viabilizar ao ser humano a figura de agente do processo qualitativo em nível individual e coletivo, na busca de uma sociedade mais igualitária, justa, democrática e crítica. Nesse sentido, a educação é a peça-chave num processo paradigmático, pois é exercida nos diversos espaços de convívio social, seja para adequação do indivíduo à sociedade, do indivíduo ao grupo ou dos grupos à sociedade.
Entende-se por paradigmas, de acordo com Moraes (1998) todos os modelos e padrões compartilhados por grupos sociais que permitem explicações de certos aspectos da realidade.
O avanço tecnológico e a globalização têm provocado grandes transformações no cenário mundial. Entre as mudanças, contamos com a gestão escolar que vem transformando velhas e antigas crenças no âmbito da educação.
Quando se fala em gestão escolar, fala-se da participação global de toda comunidade escolar analisando situações, decidindo sobre seu encaminhamento e agindo sobre elas em conjunto. Isso porque o êxito de uma organização depende da ação construtiva conjunta de seus componentes, pelo trabalho associado, mediante reciprocidade que cria um “todo ”orientado por uma vontade coletiva.
A gestão escolar apresenta um novo