PEDAGOGIA
PEDAGOGia
À IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS
EDUCAR, ENSINAR, FORMAR
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Processo Educativo no Contexto Histórico; Psicologia da Educação I;Teoria Geral do Conhecimento; Socologia da Educação.
1 INTRODUÇÃO
A missão do professor, pauta de inúmeros congressos e seminários. Sua meta é a perspectiva de um futuro melhor para todos, com a esperança de que, com a sua valorosa contribuição, possa alcançar os objetivos propostos, fazendo-os cidadãos críticos e pensadores. Há ainda a necessidade de o professor se atualizar em seu método de ensinar, para acompanhar a evolução do tempo e das técnicas para uma aprendizagem mais eficiente e de maior alcance, incentivando-os a construir o pensamento crítico.
Educar é um ato de amor, uma relação afetiva professor-aluno que chega a igualar a de mãe e filho, é doar-se, é aprender ensinando, é vibrar com os progressos conseguidos, tendo a certeza do dever cumprido.
É também papel da escola, dar condições aos alunos de se formarem cidadãos corretos, fornecendo-os acesso a uma educação de qualidade, sem preconceito e discriminação, tornando- os autônomos em seu modo de pensar e agir, transformando- os em pessoas capazes.
Por fim, é retratada a necessidade dessas mudanças acontecerem, pois com a evolução da tecnologia e meios de comunicação avançados, houve a necessidade de repensar os métodos de ensino para alcançar com mais eficácia os objetivos propostos.
2 DESENVOLVIMENTO
É papel da escola formar cidadãos, dar ao alunos os ensinamentos de que eles necessitam para viver e trabalhar neste mundo de evolução, bem como orientá-los para a vida. Isso só acontece, se a escola