Pedagogia
“Como estrelas na Terra – Filme”
1- Como era o papel família de Ishaan antes de descobrir se ele tinha dislexia? Será que a família já desconfiava ou foi uma surpresa quando descobriram?
Resp.: A família na enxergava a dificuldade do filho em relação aos estudos, nem como ele se sentia. Por não se atentarem aos seus sinais, eles se querem desconfiavam que ele tivesse dislexia.
2- O Professor é antes de tudo um ser humano com sentimentos e na sua atuação precisa ter sensibilidade para procurar entender as especificidades dos seus alunos. Como o Professor percebeu a dificuldade/necessidade de Ishaan?
Resp.: Quando ele se colocou no lugar do aluno e principalmente observando suas atitudes em relação aos estudos.
3- Discorra sobre cada professor que passou pela vida escolar de Ishaan, antes do professor Ram que foi sensível a situação dele.
Resp.: Os professores que antecederam Ram foram ignorantes as atitudes de Ishaan, não se atentavam aos sinais e simplesmente esperavam dele o que se espera de qualquer aluno ‘normal’, julgavam e não tinham a sensibilidade que todo professor deve ter em sua sala de aula com seus alunos.
4- O filme aborda as diferentes formas de aprender se assemelhando as Inteligências Múltiplas de Howard Gardner. Cada um aprende de forma diferente, porque cada pessoa é diferente com talentos diferentes. Qual o momento do filme que você considera mais latente o fato de que todos somos estrelas e que só precisa de um espaço para brilhar?
Resp.: Quando o professor Ram dedica-se a ensinar Ishaan da maneira que ele realmente gosta de aprender, pois afinal, todos nos temos nossos talentos. Tudo é questão de observação e dedicação.
5- O Professor Ram usa a frase “Nessa corrida desesperada, alimentam cavalos de corrida, não crianças”. O que ele queria dizer com isso?
Resp.: Certos pais ditam maneiras e regras para as crianças como se crianças simplesmente gostassem de regras de adultos. Crianças não são adultos, crianças