pedagogia
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO: MACAÉ /RJ
2º SEMESTRE DO CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS
KÉTURA............................................................................... – RA............... ROSANGELA RODRIGUES – RA
SIMONE................................................................................ – RA ....................
TAINARA...............................................................................– RA......................
(Nomes em ordem alfabética)
A voz dos surdos são as mãos e os corpos que pensam, sonham e expressam. A Língua de Sinais envolve movimentos que podem parecer sem sentido para muitos, mas que significam a possibilidade de organizar as ideias, estruturar o pensamento e manifestar o significado da vida para os surdos.
Refletir sobre o assunto, “Surdez”, requer um envolvimento no mundo dos surdos, observar e ouvir as mãos que nos dizem o que fazer para tornar possível o contato entre mundos envolvidos.
“A educação inclusiva é a prática de inclusão de todos os alunos em escolas e salas de aulas adequadas, de modo que haja o aprendizado do conteúdo acadêmico por eles, independentemente de suas deficiências. O desafio deste ensino é o de desenvolver uma pedagogia centrada na criança capaz de educar a todo e qualquer aluno no ensino regular, independentemente de suas condições físicas ou origem social e cultural com sucesso (Bueno,2001).”
Atividades pedagógicas planejadas para crianças deficientes auditivas.
Práticas aplicadas em situações concretas de escolarização e reelaboradas a partir de uma reflexão teórico-prática, orientadas para necessidades de crianças com deficiência auditiva.
1- Amarelinha (brincadeira)
2- Lendo histórias infantis (atividade)
3- Calendário (atividade)
4- Desenho em grupo (atividade)
5- Adivinhação com objetos (jogo)
6-