pedagogia
Jane Maria Gonçalves de Macedo1
RESUMO
A perspectiva desse artigo é analisar concepções teóricas de diversos autores como: ABRAMOVICK, CUNHA, SILVA sobre a importância de trabalhar a Literatura Infantil nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na construção de estratégias de trabalho com a literatura infantil que poderá ajudar a despertar nos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental o prazer pela leitura. Não para se encontrar respostas, mas para ser um ponto norteador, contribuindo assim, para a reflexão de educadores em torno da temática. Conclui-se que trabalhar com Literatura Infantil nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental é sem sombra de dúvidas um caminho na condução e formação de um educando, quando se considera a leitura o portal do desenvolvimento global de todo e qualquer ser que se interage bem no mundo em que se vive.
Palavras-Chave: literatura infantil, leitor, desenvolvimento global.
Introdução
A idéia de realizar este estudo surgiu devido a experiência com alunos dos anos iniciais do ensino fundamental que ao ouvirem histórias contadas ou lidas, conseguem concentrar, deixando transparecer no brilho dos olhos alegria e emoção. E é possível observar em sala de aula o quanto é rico os momentos dedicados para contar ou ler histórias literárias. Nesses momentos é oferecido aos alunos uma boa relação da infância com os livros, deixando-os chegar á fantasia da leitura, pois os contos e as histórias podem influenciar o gosto pela leitura.
Devido a essas observações e estudos realizados sobre a temática, acreditamos que, contar ou trabalhar as histórias nos anos iniciais do ensino fundamental é cultivar nos alunos uma relação prazerosa, agradável e afetiva com os livros, preparando-os para mais tarde, ter o gosto pela leitura é que surgiu o seguinte questionamento: “A partir da leitura literária, como o professor pode construir estratégias para