Pedagogia
Aluna: Gislaine Valentim dos Santos Turma: Quarta manhã
O QUE É PEDAGOGIA?
Bibliografia:
Piletti, Claudino. Didática Geral, Ática, 1997
Piletti, Nelson. História da Educação, Ática, 1991
O QUE É PEDAGOGIA?
A palavra Pedagogia tem origem etimológica, na Grécia antiga, do termo παιδές (paidés, "criança") e ἄγο, (ago, "conduzir", pelo "aio").
Na antiga Grécia, eram chamados de pedagogos os escravos que acompanhavam as crianças que iam para a escola. Como escravo, ele era submisso à criança, mas tinha que fazer valer sua autoridade quando necessária. Por esse motivo, esses escravos desenvolveram grande habilidade no trato com as crianças.
Hoje, pedagogo é o especialista em assuntos educacionais e Pedagogia, o conjunto de conhecimentos sistemáticos relativos ao fenômeno educativo.
O conceito moderno de Pedagogia é o seguinte: Pedagogia é a filosofia, a ciência e a técnica da educação. (Prof. C, Mattos). Esse conceito é completo porque abrange todos os aspectos fundamentais da pedagogia (filosófico, científico e técnico).
Aspecto filosófico – Esse aspecto abrange os princípios fundamentais da educação, tais como: as relações da educação com a vida, os valores, os ideiais e as finalidades da educação.
Procura responder às seguintes questões: O que deve ser a educação? Para onde a educação deve conduzir as novas gerações?
O aspecto filosófico procura estabelecer as diretrizes da educação de acordo com os valores de cada povo e de cada época.
Aspecto científico – A Pedagogia moderna apóia-se nos dados apresentados pelas ciências, procurando estabelecer o que é educação. Ela apóia principalmente nos dados das ciências que estudam o comportamento humano.
O desenvolvimento científico de áreas do conhecimento como a Psicologia, a Biologia, a Sociologia, a Antropologia, as Ciências Políticas e a Econômia trouxe uma contribuição muito importante para o estudo do comportamento. A