Pedagogia
A) Piaget: Para o desenvolvimento da moral é necessário adquirirmos respeito as regras , sendo que dar limites a criança é um fator fundamental para a formação da moral e a criança aprende a respeitar as regras ou normas vivendo em sociedade.Ele diferencia a moral em duas: a moral heterônoma, baseada na obediência (respeito aos mais velhos, pais, professores) e a moral autônoma (baseada nas relações de cooperação, de interdependência e respeito). É comum nas escolas impor-se regras convencionais (não usar bone, caneta azul…) em relação a regras morais (não colocar apelido, agredir,etc.), não havendo nas regras a desobediência se torna mais frequente, Revista Nova Escola (Edição 226, OUTUBRO 2009). Sendo assim, indisciplina seria a ausência de limites e respeito as regras construídas com princípios de justiça.
B) Vygotsky:Ressalta claramente o papel da educação sobe o desenvolvimento de funções psicológicas complexas, como agir de modo consciente, deliberado, de autogoverna-se. Que o comportamento indisciplinado não resulta de fatores isolados, mas de uma gama de influências que recaem sobre a criança e o adolescente ao longo do seu desenvolvimento. Em outras palavras, o comportamento ou disciplina é aprendido. Então o problema da indisciplina não é alheia à família nem tão pouco à escola já que, na nossa sociedade, elas são essênciais para educação. Indisciplina seria não conseguir compartilhar, dialogar e conviver de modo cooperativo com seu próximo.
C) Winnicott: O acontecer humano depende da intervenção do ambiente. A tendência à integração e ao amadurecimento só se realiza se pessoas significativas facilitarem o desenvolvimento do indivíduo, não só a relação mãe e filho, as vivências com seus familiares desenvolvem processos e mecanismos inerentes a fases primitivas e são reeditados nas etapas críticas da vida