Pedagogia
Sumário 1
Introdução 2
Filosofia, Sociedade e o mundo 2
Mudanças de uma Sociedade 3
Indústria Cultural na Educação 4
Bourdieu e a Educação 6
Conclusão 10
Referências bibliográficas 11
Introdução
Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem, filosofia é uma palavra grega, que significa "amor à sabedoria". Filósofo é um indivíduo que busca o conhecimento de si mesmo, sem uma visão pragmática, é movido pela curiosidade e sobre os fundamentos da realidade. Além do desenvolvimento da filosofia como uma disciplina, a filosofia é intrínseca à condição humana, não é um conhecimento, mas uma atitude natural do homem em relação ao universo e seu próprio ser.
A filosofia é uma reflexão radical, rigorosa e de conjunto que se faz a partir dos problemas propostos pelo nosso existir, é inevitável que entre esses problemas estejam os referentes à educação. Cabe ao filósofo acompanhar reflexiva e criticamente a ação pedagógica, de modo que promova a passagem “de uma educação assistemática (guiada pelo senso comum) para uma educação sistematizada (alcançada ao nível da consciência filosófica)”.
Filosofia, Sociedade e o mundo
A Filosofia é de relevante importância para a sociedade uma vez que trata de visa o desenvolvimento do pensamento humano, onde aprendemos a pensar e nos tornarmos seres pensantes e questionadores. É de grande importância na sala de aula uma vez que busca o questionamento e o desenvolvimento humano.
Como a filosofia não apresenta resultados consensuais, se torna de difícil aceitação em sala de aula, tanto pelos alunos como pelos professores uma vez que as instituições estão preparadas apenas para ensinar os resultados substanciais das ciências da natureza. As instituições de ensino procuram apresentar resultados de modo que os estudantes possam compreendê-los e eventualmente saber aplicá-los no desempenho de uma profissão