Pedagogia
O sistema nervoso coordena e controla todas as atividades do organismo, desde as contrações musculares, o funcionamento de órgãos e até mesmo e até mesmo a velocidade de secreção das glândulas endócrinas. Integra sensações e idéias, opera os fenômenos de consciência, interpreta os estímulos advindos da superfície do corpo das vísceras e de todas as funções orgânicas e é responsável pelas respostas adequadas a cada um destes estímulos.
Uma das funções do sistema nervoso é selecionar e processar as informações, canaliza-las para as regiões motoras correspondentes do cérebro para depois emitir respostas adequadas, de acordo com a vivência e experiência de cada individuo.
As células do sistema nervoso são chamadas de neurônios. Um individuo adulto possui aproximadamente cem bilhões de neurônios. O neurônio é uma célula diferenciada e tem as funções de receber e conduzir os estímulos.
A sinapse é uma conexão entre os neurônios na qual um neurônio estimula o seguinte através da liberação de uma substancia chamada neurotransmissor, propagando-se assim os impulsos nervosos e transmitindo as informações.
As sinapses são muito numerosas, várias centenas para um mesmo neurônio. Cada neurônio é submetido a diversos estímulos, uns agindo no sentindo da facilitação e outros no sentido da inibição. Eles ocorrem em grande numero e uns atuam mais que os outros devido ao hábito. Existem sinapses que provavelmente não trabalham em certas pessoas mas guardam um potencial funcional, isto é, podem começar a ser usadas dependendo do aprendizado . Temos sinapses que nunca usamos e nunca iremos usar.
Aprender, neurologicamente falando, significa usar sinapses normalmente não usadas. O uso, portanto, de maior ou menor numero de sinapses é o que condiciona uma aprendizagem no sentido neurológico.
Desta maneira, um educador, com sua atitude estimuladora, está ajudando seu aluno a diferenciar seu sistema nervoso, ampliando seu numero de sinapses.
TIPOS DE