pedagogia
Aluna: Juliana Paiva Palhares
Semestre 2011\1
Questão do segundo trabalho prático individual, tendo como referência os materiais apresentados nas aulas dos dias 18 de maio e 01 de junho.
a) Analisar e comentar o modo como o Brasil pode se beneficiar, de um aproveitamento energético, mais intenso, da cana de açúcar e do óleo de palma.
Não há sociedade moderna sem produção de energia. Está ferramenta fundamental para nossa sociedade tomou maior importância na revolução industrial, com o surgimento das indústrias, das maquinas a vapor, do carro a motor e o acesso à eletricidade. A fonte energética mais utilizada no mundo hoje é de origens fosseis não renováveis. O fato de difícil extração e pelo fato de não serem renováveis é motivo de várias guerras e mortes, sendo conhecido como ouro preto, fazendo uma analogia de todas as guerras causadas pelo ouro.
No Brasil o petróleo é responsável por 38,7%da energia utilizada, em segundo lugar, muito distante vem a energia hidráulica com 14,8% seguida da cana-de-açúcar com 13,8%. O uso hegemônico do petróleo esta sendo extremamente questionados hoje, pelos ambientalistas e por parte da população e até mesmo alguns governantes. Pois além de não ser renovável, ser mais caro é extremamente poluente, o CO² lançado na atmosfera devido à queima deste tipo de combustível, é o maior causador do efeito estufa que será nefasto para o planeta nos próximos 50 anos, o uso desses combustíveis em larga escala tem mudado substancialmente a composição da atmosfera e o balanço térmico do planeta, de gelo nos pólos, chuvas ácidas e envenenamento da atmosfera e todo meio-ambiente.
Acredito que agarrado neste discurso ambiental, fundamental, temos que incentivar o uso de outros combustíveis, menos nocivos ao meio ambiente. Exemplos destes é o biocombustível de óleo de palma e cana-de-açúcar.
Substituir a utilização de energias de combustíveis fosseis por energias renováveis é bastante