Pedagogia
LIBRAS é abreviação de Língua Brasileira de Sinais, sendo assim, LIBRAS é a língua usada pela comunidade de surdos no Brasil.
2) Porque a LIBRAS é uma Língua?
3) A língua de sinais é universal? Porque? Explique a sua justificativa?
A língua de sinais não é universal, e o que podemos dizer é que o que é universal é o impulso dos indivíduos para a comunicação e, nos surdos, este impulso é sinalizado. Não é possível que a língua seja utilizada por todas as sociedades de maneira uniforme e sem influências de uso. A Língua de sinais é diferente em cada território assim como na linguagem oral, sendo assim, nos Estados Unidos os surdos “falam” a Língua Americana de Sinais; na França a língua francesa de sinais, no Brasil a língua brasileira de sinais e assim por diante.
4) O Alfabeto Digital ou Manual representa as letras do alfabeto escrito de uma língua oral, não são sinais? Porque? Qual é a sua opinião sobre isso?
O Alfabeto Digital ou Manual é um código de representação das letras alfabéticas. Acredito que é apenas um recurso utilizado para a comunicação dentro das línguas de sinais. E é muito importante ressaltar que o alfabeto manual tem uma função de interação entre os usuários, lançando mão deste recurso para soletrar nomes próprios de pessoas ou lugares, siglas, e algum vocabulário ainda não existente na língua de sinais.
5) O contato com surdo adultos fluentes na LIBRAS é fundamental para o seu aprendizado.
Sem duvidas, é de extrema importância, pois assim temos o adulto surdo como exemplo, sendo muito mais fácil a compreensão. No caso das crianças, em processo de aprendizagem é essencial este contato com os adulto fluente, fazendo com que o aprendizado seja mais ativo e tranquilo.
6) Os sinais icônicos são sinais que apresentam semelhança com a pessoa ou objeto a que se referem?
Sim, no entanto devemos ter claro que, a língua de sinais não é uma língua apenas icônica. É claro que, a realização de um sinal pode ser motivada pelas