Pedagogia
1 INTRODUÇÃO 3
2 REFLEXÕES SOBRE A FILOSOFIA e a psicologia na EDUCAÇÃO 4
3 aTIVIDADES PARA SEREM REALIZADAS EM SALA DE AULA 5
4 CONCLUSÃO 7 BIBLIOGRAFIA, REFERÊNCIAS E FONTES 8
1 INTRODUÇÃO
Sei que o ensino não é a alavanca para a mudança ou transformação da sociedade, mas sei que a transformação social é feita de muitas tarefas pequenas e grandes, grandiosas e humildes! Estou incumbindo de umas dessas tarefas, sou um humilde agente da tarefa global de transformação. Muito bem, descubro isso, verbalizo isso, proclamo isso, verbalizo minha opção. (FREIRE, 2001, p. 60).
No contexto atual, o desafio da educação e transformação social é estimular, nas circunstâncias mais diferentes, a capacidade de intervenção e transformação na perspectiva social de emancipação humana, contemplando a diversidade cultural. Sendo então necessário criar condições estratégicas para tal, assegurando a identidade de cada sujeito envolvido, lembrando que antes de querer mudar alguma coisa, necessário se faz mudar a si mesmo. Para tal é preciso utilizar práticas que incorporem interesses transformadores, problematizando o conhecimento, utilizando o diálogo livre, crítico e afirmativo buscando um mundo melhor para todas as pessoas.
2 REFLEXÕES SOBRE A FILOSOFIA e a psicologia na EDUCAÇÃO
Toda teoria pedagógica tem seus fundamentos baseados num sistema filosófico. É a filosofia que, expressando uma concepção de homem e de mundo, dá sentido à Pedagogia, definindo seus objetivos e determinando métodos de ação educativa. Nesse contexto não existe educação neutra. Ao trabalhar na área de educação, é sempre necessário tomar partido, assumir posições. E toda escolha de uma concepção de educação é fundamentalmente o reflexo da escolha de uma filosofia de vida. (HAYDT, 1997, p. 23).
Ao lançar mão da filosofia, o pedagogo faz com que