pedagogia
Centro de Educação e Comunicação
Curso de Pedagogia
Síntese
A paixão de conhecer o mundo
Madalena Freire
Pelotas 2013/1
Este livro apresenta o relato do trabalho pedagógico de Madalena Freire, mesmo ficando em dúvida se publicaria ou não este sentiu a necessidade de encontrar um meio de se comunicar com outros educadores e repensar a sua pratica como educadora.
O livro é organizado em relatórios, como um diário de atividades, rico em detalhes, sendo que os dois primeiros referem-se ao período de trabalho na escola Criarte, como Madalena mesmo cita sua pratica neste momento é pouco dinâmica e presa a objetivos sem muita interação com seus alunos.
Já a partir do terceiro relatório Madalena Freire mergulha num mundo cheio de inquietações, interaja com as crianças, apaixonando-se por este mundo concluindo que o cognitivo e o afetivo estão juntos e desta forma se torna prazeroso construir o conhecimento.
Construir conhecimento faz parte de um todo e a escola puni as crianças de construir seu conhecimento junto com o professor fragmentando informações e faz dos alunos meros depósitos de informação, como se viessem da vida como recipientes vazios sem nenhum conhecimento prévio.
“Quando se tira da criança a possibilidade de conhecer este ou aquele aspecto da realidade, na verdade se esta alienando-a da sua capacidade de construir seu conhecimento.” Pág:15-introdução.
Relatório de atividades 1978
Fevereiro e março.
Grupo composto por 17 crianças na faixa de quatro anos.
Objetivo construir o entendimento do seu lugar no grupo com um todo, no espaço e no tempo.
Neste primeiro momento cita-se o egocentrismo das crianças, e o estágio pré-operacional de Piaget.
Organização de atividades coletivas, que exige esforço individual e valoriza a participação.
Jogos simbólicos: