Pedagogia
Introdução
Este trabalho é o resultado de leitura e pesquisa que ampliam o caminho que leva a interação escola – família.
Muito oportuna e feliz foi á escolha do tema “A importância da família na escola” pois, não se é cidadão, na plenitude desta palavra, sem um mínimo de consciência. E, a escola, somente atingirá seu objetivo de educar, conhecendo a vida e os problemas de seus alunos. O aprendizado depende do conhecimento da vida de cada um para que possa ser adequado a cada realidade. Por isso, a escolha deste tema favorece e complementa o trabalho realizado na escola com as crianças, na medida que possibilita conhecer a comunidade, seus contextos de vida, os costumes e valores culturais de suas famílias, e as diferenças ou semelhanças existentes entre elas.
Temos, assim, uma obra redigida em linguagem simples desenvolvida em 03 capítulos: Capítulo 1 – Histórico da família – relata a evolução de seu conceito, suas espécies, o tratamento dado pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, etc; Capítulo 2 – A participação dos pais na escola – traz sugestões, estratégias, medidas e mecanismos atuais que visam à participação da família na escola, apresenta determinações do MEC, funcionamento participativo do Conselho de Escola e APM; Capítulo 3 – O trabalho com as famílias – descreve como deve ser desenvolvido o trabalho com as famílias, abrange aquilo que deve e aquilo que não deve ser aplicado para alcançar qualidade de ensino, oferecendo também sugestões e estratégias para o desenvolvimento do trabalho com as famílias.
A escola precisa proporcionar caminhos para que flua o processo de aprendizagem, o acompanhamento da família somente nos deveres de casa, é coisa do passado, o intercâmbio escola – família atual exige uma maior integração participativa da família na escola, resultando num melhor conhecimento das crianças e, portanto numa maior qualidade para o trabalho pedagógico.
Sendo